Pastoral do Batismo

pastoral-batismoO Batismo é o ponto de partida da vida de todo cristão, pois é o primeiro sacramento que recebemos.

Ao receber o batismo, somos incorporados à Igreja como membros participantes de sua missão. É por meio do Batismo que participamos da Redenção que Jesus nos conquistou com o Seu precioso sangue. Tanto assim, que Ele disse aos Apóstolos, pouco antes de sua Ascensão ao Céu: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16,16). Assim, ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. Logo, ser batizado faz muita diferença!

O objetivo da Pastoral do Batismo é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do Sacramento do Batismo e dos  demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.

Preparação ao Batismo

O que é?
A preparação para o sacramento do Batismo é uma formação catequética sobre o sacramento e a missão dos pais e padrinhos e da igreja na educação da fé das crianças que serão batizadas. Não é um curso, mas uma preparação catequética, litúrgica, teológica, pastoral e espiritual.

Qual a finalidade?
A finalidade da preparação para o sacramento é educar pais e padrinhos para a fé adulta. Visa conhecer Jesus Cristo, a liturgia do referente a este sacramento e a missão responsável para com a comunidade eclesial: igreja e comunidade dos fiéis (crianças, jovens, adultos, etc.).

Para quem ?
A preparação ao batismo é direcionada a pais e padrinhos.

Quais os requisitos
Crianças: ter no máximo 07 (sete) anos de idade
Adultos: para crianças acima dos 7 anos e para adultos existe uma preparação especial (catecumenato), com batizado na Vigília Pascal.
Pais: devem ser batizados e com participação na vida eclesial e da comunidade.
Padrinhos: se solteiros, ser maior de 16 anos e crismado; se casados, se casados na igreja. Casais de união estável (amigados ou amasiados) sem o sacramento do matrimônio, não podem ser padrinhos.

Quais os documentos necessários?
Crianças: certidão de nascimento
Pais: comprovante de endereço e RG
Padrinhos: comprovante de endereço, RG, certidão de matrimônio religioso (se casado) e, se solteiro, comprovante do sacramento da crisma.

Curso de preparação para batizado no dia 24 de Julho, das 14h00 às 17h00, inscrição e maiores informações na secretaria

Coordenador da Pastoral: Diacono Vergilio Barioni

Imprimir